Referência Bibliográfica:
CYSNEIROS,
Paulo G. Novas Tecnologias na Sala de
Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora? Informática Educativa.
UNIANDES – LIDIE. Vol. 12, n. 1, 1999, pp. 11-24.
Autor:
Paulo Gileno Cysneiros.
Descrição da Obra:
O texto conta um pouco da história da tecnologia
educacional e de novas tecnologias na sala de aula. Examina o uso de novas
tecnologias da informação que se caracteriza como inovação conservadora em
educação. É abordado aspectos que podem ser transformados quando tratamos do
tema de tecnologias na sala de aula e recursos que são utilizados.
É dividido
em tópicos relacionados à: Introdução; História da Tecnologia Educacional;
Inovação Conservadora; Internet, Informação e Educação; Uma Concepção
Fenomenológica da Tecnologia Educacional e por fim a Conclusão.
Citações:
"[...] uma nova
sequência de estudos aponta prováveis causas do pouco sucesso da inovação, tais
como falta de recursos, resistência dos professores, burocracia institucional,
equipamentos inadequados.” (CYSNEIROS, p.13)
“O fato de se treinar
professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não
significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do
ensino. Em escolas informatizadas, tenho observado formas de uso que chamo de
inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar
tarefas que poderiam ser feitas por equipamentos mais simples.” (CYSNEIROS,
p.15)
“[...] os alunos também
cansam-se facilmente após o efeito da novidade”. (CYSNEIROS, p.18)
“[...] não ocorre ao
professor que o mais importante é o ato de pensar com determinadas informações,
não ao acesso indiscriminado a qualquer informação.” (CYSNEIROS, p.19)
“Esse tipo de construção
de novas formas de ensinar e de aprender, de conhecimentos novos, exigirá do
professor uma atitude permanente de tolerância à frustração e de pesquisa não
formal, de busca, de descoberta e criação [...] Descoberta de usos pedagógicos
da tecnologia já experimentado por outros, que exige comunicação, troca,
estudo, exploração.” (CYSNEIROS, p.23)
Resumo do Texto:
Quando
falamos de Tecnologia Educacional, estamos falando de novas abordagens de
comunicação na escola. O texto de Paulo Cysneiros começa tratando do autor
Larry Cuban que concluiu que o uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido
uma história de insucessos. O fato de que a falta de recursos, resistência dos
professores, burocracia institucional e equipamentos inadequados podem ser as
causas desse insucesso.
No Brasil, temos um histórico de mais insucessos. Começou
a ser inserido o rádio na educação, seguido pelos investimentos nas televisões
educativas e isso tudo acompanhado de um discurso inovador. No anos 80 foram
iniciados as primeiras políticas públicas em informática na educação.
A expectativa era que se ensinasse informática nas escolas
com o intuito de misturar a informática e a preparação para o trabalho e não
como método de uso pedagógico. Atualmente, o programa PROINFO trouxe uma
política federal de colocar 100 mil computadores em escolas públicas e treinar
cerca de 25 mil professores em dois anos. Mas, temos que lembrar que apenas
colocar professores treinados e computadores novos, não é garantia de que
teremos uma melhoria na qualidade do ensino.
A maioria das escolas brasileiras que ofertam essa
tecnologia não sabem usar de forma adequada. O autor afirma que os professores
e alunos usam uma ferramenta cara para fazer trabalhos que poderia ser
confeccionados de maneira mais barata. Segundo o autor Paulo Cysneiros, “[...]
os alunos também cansam-se facilmente após o efeito da novidade”.
O autor termina o seu texto expondo as suas opiniões
sobre o tema. A principal critica do autor é o fato de que os alunos e
professores não sabem fazer o bom uso dos computadores e da internet. Ele
afirma que “Não ocorre ao professor que o mais importante é o ato de pensar com
determinadas informações, não o acesso indiscriminado a qualquer informação”
(CYSNEIROS, p.19).
Comentários:
Concordo
plenamente com o autor Paulo Cysneiros quando ele diz que para que haja um
ensino de qualidade, é preciso ter uma abordagem totalmente diferente das que
estamos habituados nas nossas escolas. Temos que ter cuidado com as informações
e o acesso que os alunos tem a determinadas informações.
Algumas
escolas não sabem trabalhar com as tecnologias, elas simplesmente as usam. Acredito
que isso seja um erro não apenas de formação profissional, mas também de
informações adequadas e necessárias sobre o assunto.
Assim como dito no texto, além de formação profissional e esforços
por parte do professor, a escola tem que se empenhar em oferecer uma
infraestrutura adequada, computadores novos, cursos de formação e
especialização para os professores. Temos que mudar o ato de pensar com determinadas
informações e não apenas se utilizar do acesso indiscriminado a qualquer
informação.
Classificação de
Fichamento:
FICHAMENTO TEMÁTICO
Reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do
conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos
destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu
resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do leitor. As
transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte
(autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas
uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da
fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer
indicação.
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Referência Bibliográfica:
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de
Almeida. Visão analítica da
informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista
Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.
Autor:
José Armando Valente
Descrição da Obra:
O texto traz a história da informática na educação do Brasil, mostrando
principalmente as suas principais influências, Estados Unidos e França. A
característica do texto é bem histórica, trazendo fatos reais e principais
marcos. O autor José Valente nos mostra os problemas enfrentados pela
informática na educação, os pontos positivos e negativos da implementação da
educação nas escolas e instituições de ensino e outros.
O autor José Valente, nos apresenta uma justificativa relativa ao
fato da informática na Educação ainda não está consolidada no nosso sistema
educacional, "A informática na Educação ainda não impregnou as ideias dos
educadores e, por isso, não está consolidada no nosso sistema educacional"
(VALENTE, 1997).
É dividido em tópicos relacionados a: Introdução; Influência de Outros
Países no Desenvolvimento da Informática na Educação Brasileira; Informática na
Educação dos Estados Unidos; Informática na Educação da França; As bases para a
Informática na Educação do Brasil; Formação de Professores em Informática na
Educação; Evolução do Computador no Brasil e as Implicações na Formação de
Professores e por fim a Conclusão.
Citações:
"Nos Estados Unidos [...] o uso do computador nas escolas é
pressionado pelo desenvolvimento tecnológico e pela competição estabelecida
pelo livre mercado das empresas que produzem software, das universidades e das
escolas."(VALENTE, p. 02)
"Na questão da informática na Educação, a França foi o
primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o
desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo."
(VALENTE, p. 04)
"No Brasil [...] o uso do computador na educação teve início
com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70."
(VALENTE, p. 07)
"[...] A sala de aula deve deixar de ser o lugar das
carteiras enfileiradas para se tornar um local em que o professor e alunos
podem realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse.
O papel deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de
facilitador do processo de aprendizagem." (VALENTE, p. 08)
"As experiências de implantação da informática na escola tem
mostrado que a formação de professores é fundamental e exige uma abordagem
totalmente diferente [...]" (VALENTE, p. 10)
Resumo do Texto:
O texto
começa com uma abordagem histórica, voltada para a influência da informática na
Educação do Brasil. Os Estados Unidos e França são as principais influências,
podemos notar algumas semelhanças e diferenças com esses países. Apesar de o
Brasil ser um país menos desenvolvido, ele está a frente em alguns aspectos,
principalmente no aspecto pedagógico.
Nos Estados
Unidos, a informática foi implantada trazendo uma ideia de mercado e consumo,
se for levado em conta a questão do processo de aprendizagem, não tiveram
grandes interferências. Já a França, foi o primeiro país que se programou
como nação, enfrentando e vencendo as barreiras da informática na Educação, mas
o objetivo era preparar os alunos para saberem lidar com a informática e não em
aspectos pedagógicos. A França serviu de modelo para o mundo e principalmente
para o Brasil.
Até hoje, o Brasil
mostra diferenças quando tratamos de informática na Educação. Essa
implementação começou nas universidades públicas, na teoria, para provocar uma
inovação em aspectos pedagógicos, principal diferença com relação aos EUA e
França. Já na prática é visto uma postura diferente já que ainda temos
tendências tradicionais muito presente em nossas instituições de ensino.
A formação do professor
de informática e tecnologia recebeu uma atenção especial do autor, ele diz
que "as experiências de implantação da informática na escola tem
mostrado que a formação de professores é fundamental e exige uma abordagem
totalmente diferente [...]" (VALENTE, p. 10). Os cursos deveriam ser
dados com o intuito de contextualizar a prática do profissional em sala de
aula.
Temos que nos atentar
para a questão da formação profissional, pela consciência do aluno,
infraestrutura das instituições de ensino, ensino aprimorado e equipamentos de
boa qualidade. Segundo o autor, "[...] A sala de aula deve deixar de
ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que o
professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação a
conhecimento e interesse. O papel deixa de ser o de "entregador" de
informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem."
(VALENTE, p. 08)
Comentários:
A formação dos professores é fundamental para a implementação da
informática na Educação brasileira, contudo, isso não é a única justificativa
para o sucesso. Para que haja um ensino de qualidade, é preciso ter uma
abordagem totalmente diferente das que estamos habituado nas nossas escolas. O
trabalho diversificado que se atenta às questões de interesses e conhecimentos
dos alunos é fundamental, segundo o texto, o professor precisa ter uma postura
de mediador do processo de aprendizagem e não apenas de "entregador"
de informações.
Acredito que além de formação profissional e
esforços por parte do professor, a escola tem que se empenhar em oferecer uma
infraestrutura adequada, computadores, cursos de formação e especialização para
os professores. Mas, o principal é com relação aos alunos, eles tem que ter a
mente aberta para aceitar novos conhecimentos, ter interesse, dedicação e
cuidado. É bom saber que o Brasil não perde para os países mais
"desenvolvidos" como o Estados Unidos e França.
Classificação de Fichamento:
FICHAMENTO TEMÁTICO
Reúne elementos relevantes (conceitos,
fatos, ideias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo,
com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto
estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do
leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa
da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm
apenas uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação
completa da fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem
qualquer indicação.
José Manuel Moran
Texto:
"A Integração das Tecnologias da Educação"
Comentário Pessoal:
Nosso mundo está tomado de tecnologias, na escola, no dia-a-dia, no convívio pessoal e afetivo e outros. Nascemos em uma época em que a digitalização é favorável para o desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor de uma criança. Moran afirma em seu texto que "estas tecnologias começam a afetar a educação" e isso é claramente visto nas escolas que possuem uma visão menos tradicionalista.
Um dos maiores problemas enfrentados nesse ensino informatizado, é a questão da formação dos professores. Muitos não sabem como operar as máquinas ou não sabem como fazer a integralização da tecnologia com a educação. Como forma de solucionar este problema, temos alguns cursos capacitadores que ajudam nessa aprendizagem dos professores e envolvidos da escola.
Tudo que buscamos como respostas, podemos encontrar na internet, dificilmente teremos algum assunto que não apresenta nenhuma pesquisa online. As instituições de ensino, poderiam usar essa tecnologia para dar continuidade nos estudos ou até mesmo para servir de apoio.
Moran acredita que as mudanças na educação, depende da maturidade dos professores e alunos, de pessoas curiosas, abertas, que saibam motivar e dialogar, que esteja disponível para aprender e ensinar.Enfim, precisamos estar dispostos a mudar e acrescentar novos conhecimentos para nossa vida.
Concordo com o autor quando ele diz que essa escola tradicional se preocupa em ser o detentor do ensino, mas não da aprendizagem. Sendo assim, o foco é estar aplicando aquele conhecimento, mas não na absorção desse conhecimento. Muitas escolas tem o interesse de estar "repassando" um ensino metódico e acabam não dando tanto valor na educação de seus alunos. Isso prejudica não só aquele aluno que passa de ano sem estar apto para a etapa seguinte, mas para o Estado como um todo.
Acredito que o fato de que o governo, sendo o responsável legal do Estado, deveria não só disponibilizar essa tecnologia para as escolas, mas dar capacitação para os docentes e melhorar a estrutura das instituições de ensino, dando assim, um espaço apropriado para a utilização das tecnologias para a educação.
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