Fichamentos de Textos



Referência Bibliográfica:
CYSNEIROS, Paulo G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora? Informática Educativa. UNIANDES – LIDIE. Vol. 12, n. 1, 1999, pp. 11-24.

Autor:
Paulo Gileno Cysneiros.

Descrição da Obra:

            O texto conta um pouco da história da tecnologia educacional e de novas tecnologias na sala de aula. Examina o uso de novas tecnologias da informação que se caracteriza como inovação conservadora em educação. É abordado aspectos que podem ser transformados quando tratamos do tema de tecnologias na sala de aula e recursos que são utilizados.
    É dividido em tópicos relacionados à: Introdução; História da Tecnologia Educacional; Inovação Conservadora; Internet, Informação e Educação; Uma Concepção Fenomenológica da Tecnologia Educacional e por fim a Conclusão. 

Citações:

"[...] uma nova sequência de estudos aponta prováveis causas do pouco sucesso da inovação, tais como falta de recursos, resistência dos professores, burocracia institucional, equipamentos inadequados.” (CYSNEIROS, p.13)

“O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino. Em escolas informatizadas, tenho observado formas de uso que chamo de inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas por equipamentos mais simples.” (CYSNEIROS, p.15)

“[...] os alunos também cansam-se facilmente após o efeito da novidade”. (CYSNEIROS, p.18)

“[...] não ocorre ao professor que o mais importante é o ato de pensar com determinadas informações, não ao acesso indiscriminado a qualquer informação.” (CYSNEIROS, p.19)

“Esse tipo de construção de novas formas de ensinar e de aprender, de conhecimentos novos, exigirá do professor uma atitude permanente de tolerância à frustração e de pesquisa não formal, de busca, de descoberta e criação [...] Descoberta de usos pedagógicos da tecnologia já experimentado por outros, que exige comunicação, troca, estudo, exploração.” (CYSNEIROS, p.23)

Resumo do Texto:
            Quando falamos de Tecnologia Educacional, estamos falando de novas abordagens de comunicação na escola. O texto de Paulo Cysneiros começa tratando do autor Larry Cuban que concluiu que o uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido uma história de insucessos. O fato de que a falta de recursos, resistência dos professores, burocracia institucional e equipamentos inadequados podem ser as causas desse insucesso.
            No Brasil, temos um histórico de mais insucessos. Começou a ser inserido o rádio na educação, seguido pelos investimentos nas televisões educativas e isso tudo acompanhado de um discurso inovador. No anos 80 foram iniciados as primeiras políticas públicas em informática na educação.
            A expectativa era que se ensinasse informática nas escolas com o intuito de misturar a informática e a preparação para o trabalho e não como método de uso pedagógico. Atualmente, o programa PROINFO trouxe uma política federal de colocar 100 mil computadores em escolas públicas e treinar cerca de 25 mil professores em dois anos. Mas, temos que lembrar que apenas colocar professores treinados e computadores novos, não é garantia de que teremos uma melhoria na qualidade do ensino.
            A maioria das escolas brasileiras que ofertam essa tecnologia não sabem usar de forma adequada. O autor afirma que os professores e alunos usam uma ferramenta cara para fazer trabalhos que poderia ser confeccionados de maneira mais barata. Segundo o autor Paulo Cysneiros, “[...] os alunos também cansam-se facilmente após o efeito da novidade”.
            O autor termina o seu texto expondo as suas opiniões sobre o tema. A principal critica do autor é o fato de que os alunos e professores não sabem fazer o bom uso dos computadores e da internet. Ele afirma que “Não ocorre ao professor que o mais importante é o ato de pensar com determinadas informações, não o acesso indiscriminado a qualquer informação” (CYSNEIROS, p.19).

Comentários:
Concordo plenamente com o autor Paulo Cysneiros quando ele diz que para que haja um ensino de qualidade, é preciso ter uma abordagem totalmente diferente das que estamos habituados nas nossas escolas. Temos que ter cuidado com as informações e o acesso que os alunos tem a determinadas informações.
Algumas escolas não sabem trabalhar com as tecnologias, elas simplesmente as usam. Acredito que isso seja um erro não apenas de formação profissional, mas também de informações adequadas e necessárias sobre o assunto.
        Assim como dito no texto, além de formação profissional e esforços por parte do professor, a escola tem que se empenhar em oferecer uma infraestrutura adequada, computadores novos, cursos de formação e especialização para os professores. Temos que mudar o ato de pensar com determinadas informações e não apenas se utilizar do acesso indiscriminado a qualquer informação.

Classificação de Fichamento:

FICHAMENTO TEMÁTICO 

       Reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer indicação.


-----------------------------------------------------------------------------

Referência Bibliográfica:

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professorRevista Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.

Autor:

José Armando Valente

Descrição da Obra:

    O texto traz a história da informática na educação do Brasil, mostrando principalmente as suas principais influências, Estados Unidos e França. A característica do texto é bem histórica, trazendo fatos reais e principais marcos. O autor José Valente nos mostra os problemas enfrentados pela informática na educação, os pontos positivos e negativos da implementação da educação nas escolas e instituições de ensino e outros.
     O autor José Valente, nos apresenta uma justificativa relativa ao fato da informática na Educação ainda não está consolidada no nosso sistema educacional, "A informática na Educação ainda não impregnou as ideias dos educadores e, por isso, não está consolidada no nosso sistema educacional" (VALENTE, 1997).
    É dividido em tópicos relacionados a: Introdução; Influência de Outros Países no Desenvolvimento da Informática na Educação Brasileira; Informática na Educação dos Estados Unidos; Informática na Educação da França; As bases para a Informática na Educação do Brasil; Formação de Professores em Informática na Educação; Evolução do Computador no Brasil e as Implicações na Formação de Professores e por fim a Conclusão. 

Citações:

"Nos Estados Unidos [...] o uso do computador nas escolas é pressionado pelo desenvolvimento tecnológico e pela competição estabelecida pelo livre mercado das empresas que produzem software, das universidades e das escolas."(VALENTE, p. 02)

"Na questão da informática na Educação, a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo." (VALENTE, p. 04)

"No Brasil [...] o uso do computador na educação teve início com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70." (VALENTE, p. 07)

"[...] A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que o professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem." (VALENTE, p. 08)

"As experiências de implantação da informática na escola tem mostrado que a formação de professores é fundamental e exige uma abordagem totalmente diferente [...]" (VALENTE, p. 10)

Resumo do Texto:

               O texto começa com uma abordagem histórica, voltada para a influência da informática na Educação do Brasil. Os Estados Unidos e França são as principais influências, podemos notar algumas semelhanças e diferenças com esses países. Apesar de o Brasil ser um país menos desenvolvido, ele está a frente em alguns aspectos, principalmente no aspecto pedagógico.
              Nos Estados Unidos, a informática foi implantada trazendo uma ideia de mercado e consumo, se for levado em conta a questão do processo de aprendizagem, não tiveram grandes interferências. Já a França, foi o primeiro país que se programou como nação, enfrentando e vencendo as barreiras da informática na Educação, mas o objetivo era preparar os alunos para saberem lidar com a informática e não em aspectos pedagógicos. A França serviu de modelo para o mundo e principalmente para o Brasil.
            Até hoje, o Brasil mostra diferenças quando tratamos de informática na Educação. Essa implementação começou nas universidades públicas, na teoria, para provocar uma inovação em aspectos pedagógicos, principal diferença com relação aos EUA e França. Já na prática é visto uma postura diferente já que ainda temos tendências tradicionais muito presente em nossas instituições de ensino.
            A formação do professor de informática e tecnologia recebeu uma atenção especial do autor, ele diz que "as experiências de implantação da informática na escola tem mostrado que a formação de professores é fundamental e exige uma abordagem totalmente diferente [...]" (VALENTE, p. 10).  Os cursos deveriam ser dados com o intuito de contextualizar a prática do profissional em sala de aula.
            Temos que nos atentar para a questão da formação profissional, pela consciência do aluno, infraestrutura das instituições de ensino, ensino aprimorado e equipamentos de boa qualidade. Segundo o autor, "[...] A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que o professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem." (VALENTE, p. 08)

Comentários:

      A formação dos professores é fundamental para a implementação da informática na Educação brasileira, contudo, isso não é a única justificativa para o sucesso. Para que haja um ensino de qualidade, é preciso ter uma abordagem totalmente diferente das que estamos habituado nas nossas escolas. O trabalho diversificado que se atenta às questões de interesses e conhecimentos dos alunos é fundamental, segundo o texto, o professor precisa ter uma postura de mediador do processo de aprendizagem e não apenas de "entregador" de informações.
         Acredito que além de formação profissional e esforços por parte do professor, a escola tem que se empenhar em oferecer uma infraestrutura adequada, computadores, cursos de formação e especialização para os professores. Mas, o principal é com relação aos alunos, eles tem que ter a mente aberta para aceitar novos conhecimentos, ter interesse, dedicação e cuidado. É bom saber que o Brasil não perde para os países mais "desenvolvidos" como o Estados Unidos e França.

Classificação de Fichamento:

FICHAMENTO TEMÁTICO 

       Reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, ideias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de ideias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das ideias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente ideias pessoais não exigem qualquer indicação.







Referência Bibliográfica:

Moran, J. M. A integração das tecnologias na educação.


Autor: 

José Manuel Moran

Texto: 

"A Integração das Tecnologias da Educação"

Comentário Pessoal:

              Nosso mundo está tomado de tecnologias, na escola, no dia-a-dia, no convívio pessoal e afetivo e outros. Nascemos em uma época em que a digitalização é favorável para o desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor de uma criança. Moran afirma em seu texto que "estas tecnologias começam a afetar a educação" e isso é claramente visto nas escolas que possuem uma visão menos tradicionalista.

     Um dos maiores problemas enfrentados nesse ensino informatizado, é a questão da formação dos professores. Muitos não sabem como operar as máquinas ou não sabem como fazer a integralização da tecnologia com a educação. Como forma de solucionar este problema, temos alguns cursos capacitadores que ajudam nessa aprendizagem dos professores e envolvidos da escola.

   Tudo que buscamos como respostas, podemos encontrar na internet, dificilmente teremos algum assunto que não apresenta nenhuma pesquisa online. As instituições de ensino, poderiam usar essa tecnologia para dar continuidade nos estudos ou até mesmo para servir de apoio.

Moran acredita que as mudanças na educação, depende da maturidade dos professores e alunos, de pessoas curiosas, abertas, que saibam motivar e dialogar, que esteja disponível para aprender e ensinar.Enfim, precisamos estar dispostos a mudar e acrescentar novos conhecimentos para nossa vida.

Concordo com o autor quando ele diz que essa escola tradicional se preocupa em ser o detentor do ensino, mas não da aprendizagem. Sendo assim, o foco é estar aplicando aquele conhecimento, mas não na absorção desse conhecimento. Muitas escolas tem o interesse de estar "repassando" um ensino metódico e acabam não dando tanto valor na educação de seus alunos. Isso prejudica não só aquele aluno que passa de ano sem estar apto para a etapa seguinte, mas para o Estado como um todo.

Acredito que o fato de que o governo, sendo o responsável legal do Estado, deveria não só disponibilizar essa tecnologia para as escolas, mas dar capacitação para os docentes e melhorar a estrutura das instituições de ensino, dando assim,  um espaço apropriado para a utilização das tecnologias para a educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário