Aula Criada no Portal do Professor - MEC
Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Educação - FE
Discentes:
Allana da Costa Duarte - 10/0006493
Camila Scardini R. de Barros -
10/0008810
Danielle Silva Barroso Veronezi Ferrão
- 09/0110447
Ermita de Souza S. Rodrigues -
10/0065350
Gabriela Maciel Pinto - 10/0011535
Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação
Docente: Pedro Andrade
Plano de Aula
Titulo: Viver em Brasília
Estrutura Curricular: 5° ano
Objetivos: Proporcionar ao aluno que conheça melhor o lugar em que vive, a partir
dos referenciais de orientação, localização e representação.
Duração da Aula: 50 minutos
Conhecimentos Prévios: Serão necessários conhecimentos prévios partindo da experiência de
vivência dos alunos.
Estratégias e Recursos:
1ª etapa: Relato dos alunos sobre suas experiências em Brasília.
2ª etapa: A partir das experiências do aluno, o professor deve fazer uma
transposição didática para os conteúdos de geografia, para que, através disso,
se construa o conhecimento cientifico, partindo sempre do saber vivido pelo
aluno.
3ª etapa: Registro pelo desenho dos alunos sobre Brasília.
4ª etapa: Exposição dos desenhos dos alunos e fotos trazidas pelo professor, afim
de que os alunos comparem uns desenhos com os outros e percebam as diferenças
de olhares em relação aos diversos pontos da cidade.
5ª etapa: Construção de um texto coletivo sobre as questões discutidas na aula.
6ª etapa: Divisão da turma em grupos de 5 alunos para a confecção da maquete de
Brasília.
Recursos Complementares: Mapa do Distrito Federal, fotos do início da construção de Brasília e
fotos atuais para comparação.
Mapa de Brasília:
Avaliação: Será proposto aos alunos a confecção, em grupos, de uma maquete que terá
como tema "O surgimento das cidades". As crianças podem montar as
ruas e comércios, representar a população que ali vive, as superquadras, as
tesourinhas, os pontos turísticos e de lazer da cidade. A maquete pode ser
construída com material reciclável trazido pelas crianças.
Exemplo de Maquete:
Nenhum comentário:
Postar um comentário