terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tecnologias para Deficientes Visuais


       Acessibilidade é entendida como composição de características de um objeto que permite ao observador alcançar, entender, explorar e interagir. As tecnologias na educação estão cada dia mais inseridas na nossa realidade, muitas escolas já possuem salas de recursos e dispositivos para ajudar o aprendizado de pessoas que possuem determinadas deficiências

       Nesta postagem, será apresentada algum dos utilitários que estão sendo usados para que nossos alunos com deficiências visuais possam estar aprendendo conforme suas necessidades.

     Porém, à medida que a sociedade evoluiu, a interação com o meio digital começam a apresentar aspectos discriminatórios, com acessibilidade limitada aos deficientes visuais e a outras pessoas com habilidades motoras reduzidas, entre outras dificuldades.


Interfaces para usuários com baixa visão
Lupa Eletrônica para TV ou Lupa Eletrônica Manual
   Ampliador de imagens, aparelho acoplado a um televisor que amplia, eletronicamente, material impresso. 
- LentePro
   Programa ampliador de telas desenvolvidas por meio do Projeto Dosvox, o que aparece na tela é ampliado em uma janela (como se fosse uma lupa).
- Magic
 É outro tipo de ampliador de telas. Suas ferramentas permitem alterações de cores e contrastes, rastreamento do cursor ou do mouse, localização do foco do documento e personalização da área da tela antes ou após a ampliação. Além disso, o aplicativo tem a possibilidade de fazer a leitura da tela por meio de voz sintetizada.

Lupa Eletrônica Manual. Google Imagens. Site solostocks.com.br.

Interfaces para usuários cegos
- Impressoras Braille
 Segue o mesmo conceito das impressoras comuns de impacto e podem ser ligadas ao computador por meio das portas paralelas ou seriais. Há disponíveis diversos tipos no mercado, algumas imprimem desenhos e já existem modelos que imprimem caracteres Braille.
- Thermoform
  É uma espécie de copiadora para material adaptado como desenhos, mapas, gráficos utilizando materiais com texturas diferenciadas (barbante, sementes, lixas, miçangas, etc). Dessas matrizes confeccionadas, possibilita a utilização por diversas pessoas.
- Braille Falado
  Sistema portátil de armazenamento e processamento de informação. A entrada de dados é feita através de um teclado Braille de seis pontos e a saída é realizada por meio de um sintetizador de voz.



Impressões em Braille. Google Imagens. Site Uesb.br

     A versão do programa para o Sistema Operacional Windows também é chamada de Winvox, no qual é composto por:

  • Ambiente operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
  • Sistema de síntese de voz para leitura da língua portuguesa;
  • Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
  • Impressor/formatador para Braille;
  • Diversos programas de uso geral para deficientes visuais, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc;
  • Jogos;
  • Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
  • Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário