terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tecnologias para Deficientes Auditivos

         Os deficientes visuais também podem contar com tecnologias ao seu favor para que sua aprendizagem possa ser feita de forma adequada e respeitando suas especificidades. Uma das tecnologias que está sendo usada no Brasil, é o Ilibras.

      O Ilibras é uma ferramenta digital e que pode ser usado pelos deficientes auditivos. A iniciativa  pode partir do deficiente auditivo, por meio de canais de atendimento, que são: mensagens de texto via e-mail, mensagens de texto via chat online e mensagens de texto via telefone móvel. As mensagens são recebidas por uma central de atendimento do programa Ilibras, em que os profissionais abrem um chamado para cada cliente cadastrado.

       É possível fazer marcações de consultas, fazer perguntas e respostas e entrar em chats. Agora os surdos contam com um serviço de intermediação de comunicação para facilitar sua vida e sua aprendizagem.





Imagem do Site. www.ilibras.com.br

Tecnologias para Deficientes Visuais


       Acessibilidade é entendida como composição de características de um objeto que permite ao observador alcançar, entender, explorar e interagir. As tecnologias na educação estão cada dia mais inseridas na nossa realidade, muitas escolas já possuem salas de recursos e dispositivos para ajudar o aprendizado de pessoas que possuem determinadas deficiências

       Nesta postagem, será apresentada algum dos utilitários que estão sendo usados para que nossos alunos com deficiências visuais possam estar aprendendo conforme suas necessidades.

     Porém, à medida que a sociedade evoluiu, a interação com o meio digital começam a apresentar aspectos discriminatórios, com acessibilidade limitada aos deficientes visuais e a outras pessoas com habilidades motoras reduzidas, entre outras dificuldades.


Interfaces para usuários com baixa visão
Lupa Eletrônica para TV ou Lupa Eletrônica Manual
   Ampliador de imagens, aparelho acoplado a um televisor que amplia, eletronicamente, material impresso. 
- LentePro
   Programa ampliador de telas desenvolvidas por meio do Projeto Dosvox, o que aparece na tela é ampliado em uma janela (como se fosse uma lupa).
- Magic
 É outro tipo de ampliador de telas. Suas ferramentas permitem alterações de cores e contrastes, rastreamento do cursor ou do mouse, localização do foco do documento e personalização da área da tela antes ou após a ampliação. Além disso, o aplicativo tem a possibilidade de fazer a leitura da tela por meio de voz sintetizada.

Lupa Eletrônica Manual. Google Imagens. Site solostocks.com.br.

Interfaces para usuários cegos
- Impressoras Braille
 Segue o mesmo conceito das impressoras comuns de impacto e podem ser ligadas ao computador por meio das portas paralelas ou seriais. Há disponíveis diversos tipos no mercado, algumas imprimem desenhos e já existem modelos que imprimem caracteres Braille.
- Thermoform
  É uma espécie de copiadora para material adaptado como desenhos, mapas, gráficos utilizando materiais com texturas diferenciadas (barbante, sementes, lixas, miçangas, etc). Dessas matrizes confeccionadas, possibilita a utilização por diversas pessoas.
- Braille Falado
  Sistema portátil de armazenamento e processamento de informação. A entrada de dados é feita através de um teclado Braille de seis pontos e a saída é realizada por meio de um sintetizador de voz.



Impressões em Braille. Google Imagens. Site Uesb.br

     A versão do programa para o Sistema Operacional Windows também é chamada de Winvox, no qual é composto por:

  • Ambiente operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
  • Sistema de síntese de voz para leitura da língua portuguesa;
  • Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
  • Impressor/formatador para Braille;
  • Diversos programas de uso geral para deficientes visuais, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc;
  • Jogos;
  • Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
  • Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Legislação Brasileira


         No Brasil ainda estava ardente a discussão acerca do tema que representava a Declaração Universal dos Direitos Humanos, após quarenta anos da sua elaboração foi implantado em nosso país a constituinte de 1988. Ao explicitar os deveres do Estado brasileiro em relação à educação, estabelece que um dos serviços que devem ser garantidos para o cumprimento desse dever é o do atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, que deve ser oferecido preferencialmente na rede regular de ensino (CF, art. 208, inciso III). 

Google Imagens. Blog Legislação em Andamento.

            Logo após a introdução da educação especial nas escolas regulares de ensino, a partir dos anos 90 os debates a respeito da educação especial foram se fortalecendo e ganhando espaço tanto no cenário nacional quanto internacional. A criança com deficiência, seja essa deficiência física, visual,  auditiva, cognitiva ou de qualquer outro tipo, tem direito de ser matriculada em escolas comuns, nelas permanecer e de receber nelas o atendimento de que necessita para superar os impedimentos e as barreiras que lhe dificultam a aprendizagem, o pleno exercício da cidadania e a inserção no mundo do trabalho, nos limites de suas capacidades.

Dois anos após a promulgação da Constituição, em 1990, o direito que a criança obteve de estudar em ambientes regulares de ensino foi reforçado no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 54, inciso III).  

Google Imagens. Site do ECA.


           Não se deve limitar apenas a este histórico, após anos de luta foi apenas aumentando as oportunidades dos deficientes educacionais especiais, mas ainda não é suficiente comparando que assim como todos os seres humanos devem ter direitos aos estudos em todas as suas instâncias. 

Apresentando o Blog




“Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.”
(Radabaugh, 1993).


Google Imagens. Blog Tecnologias Assistivas.



Esse blog consiste na apresentação da fundamentação teórica, dos principais termos relacionados à acessibilidade, trazendo para discussão a questão dos deficientes visuais e auditivos, as dificuldades encontradas hoje no âmbito da escola, trazendo algumas possíveis soluções e atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

O termo Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo e utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para facilitar e ajudar as pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão, isso tudo para tornar a vida de todos um pouco mais “fácil”.

No nosso cotidiano utilizamos diversas ferramentas que foram desenvolvidas para simplificar as atividades corriqueiras como canetas, controle remoto, relógio, computadores, enfim, vários recursos que estão ao nosso favor.

A partir das práticas pedagógicas que conhecemos, iremos expandir nossos conhecimentos e buscar novas formas de educar nossos alunos portadores de necessidades educacionais especiais - PNEE.